img_9353

Arte na Escola

Do dia 23 até 27 de setembro, a escola da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional realizou a Semana da Ciência, Cultura e Arte. Realizado todos os anos, o projeto tem como objetivo compartilhar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos alunos.

Os temas são definidos em meados de fevereiro e o tema desse ano foi “Literatura”. Foram trabalhados com os estudantes obras do cartunista Maurício de Souza e da escritora Marilza Conceição, a qual também esteve presente na Semana falando um pouco do seu novo livro “Amarelo”. O primeiro dia foi agraciado com a presença do violoncelista Gustavo Correa que acompanhado da professora Margareth Correa, no piano, trouxeram um pouco da música clássica para os estudantes.

Durante a semana, foram desenvolvidas uma série de atividades como salas ambientes, onde os alunos puderam vivenciar “Roda de Viola Caipira”; “Fábulas”; Alice no País das Maravilhas” e uma releitura das obras dos pintores Albert Eckhout e Édouard Manet. Também foram realizados jogos de alfabetização, produzidos pelos alunos do ensino fundamental e EJA, como quebra-cabeças, jogo da memória e 7 erros.

Os professores organizaram uma sala de jogos interativos, com videogames de várias épocas, contanto um pouco sobre a evolução dos aparelhos. Os alunos deram um show de apresentação com a peça de teatro “Bom dia Todas as cores”, da autora Ruth Rocha, e com o musical “A arca de Noé” que contou um pouco da história da maior Arca já construída.

Todo o cenário e vestimenta dos alunos foram produzidos pela equipe de professoras e atendentes da escola, com materiais recicláveis. Esse projeto compartilha com a política de reaproveitamento de resíduos que rendeu para FEPE o prêmio SESI ODS 2019 de boas práticas.

“A Semana da Ciência, Cultura e Arte é uma grande demonstração de expressão cultural e da possibilidade pedagógica por meio das linguagens artísticas. Essa ação possibilita aos alunos propostas diferenciadas e oportuniza a toda comunidade escolar o compartilhamento educativo”, afirma a vice-diretora da escola ecumênica, Heloane Sozzi.

 

Posted in Notícias recentes and tagged , , , , .