Atendimento Especializado

O Atendimento Especializado é uma modalidade de ensino destinada a alunos que apresentam deficiências, da qual venham a ter necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla deficiência.

Tem por objetivo principal proporcionar ao aluno com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, tanto nos aspectos intelectuais, físico, social e do trabalho, mediante conhecimentos, habilidades e aptidões, promovendo sua auto-realização.

O atendimento na Escola Ecumênica acolhe a diversidade ao longo do processo educativo, oferece currículo adaptado e diversificado, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns.

Tem ainda por grande objetivo assegurar os direitos das pessoas com deficiência, bem como sensibilizar a sociedade reduzindo preconceitos e buscando a equiparação de oportunidades.

Legislação

A Escola da FEPE mantém apoio técnico, pedagógico e financeiro com órgãos governamentais, tendo acompanhamento e avaliação da Secretaria de Estado da Educação/ Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (SEED/ DEE), no cumprimento das determinações das legislações vigentes.

Para sua criação, renovação, funcionamento e cessação de atividades, a Escola atende às normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação.

Funcionamento

De segunda a sexta feira

Manhã: das 7h30 às 11h30

Tarde: das 13h10 às 17h20

Contato: (41) 3111-1818

Programas


Educação Infantil (Pré-Escolar)

4 a 5 anos e 11 meses

Tem por objetivo prestar atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, promovendo estímulos para favorecer o seu desenvolvimento global.

Metodologicamente considera dois aspectos fundamentais que se interligam no processo de aprendizagem: a Estimulação e a Afetividade. A proposta ainda ressalta a importância da relação da criança com sua família e o elemento lúdico como favorecedor das ações entre a criança e o adulto.

Ensino Fundamental

6 a 15 anos e 11 meses - Anos Iniciais (1° e 2° anos do 1° ciclo)

A proposta pedagógica segue as orientações da Secretaria de Estado de Educação, aplicadas através de disciplinas específicas (português, matemática, história, geografia, ciências, ensino religioso, artes e educação física), onde são desenvolvidos os conteúdos adaptados a cada fase do desenvolvimento do aluno.

A proposta considera ainda fundamental que através destes conteúdos os alunos sejam desafiados a alcançarem sua autonomia e independência para sua vida prática e diária. 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A partir de 16 anos - Fase I e Educação Profissional

A EJA - fase I compreende o primeiro segmento do Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, objetivando a conclusão da Educação Básica.

A proposta está organizada metodologicamente em três Unidades: Ocupacional de Qualidade de Vida, Ocupacional de Produção e Ocupacional de Formação Inicial, onde os alunos são agrupados de acordo com suas características específicas. 

Na Educação de Jovens e Adultos é oferecido o Grupo de Aprendiz Especial, onde é oportunizado ao aluno o trabalho pedagógico com foco na futura inserção no mercado de trabalho, estimulando a autonomia, a locomoção independente e a possibilidade de estágios externos, com o acompanhamento da psicologia, terapia ocupacional e serviço social.