Atendimento Especializado

Apoio Socioassistencial

Consiste no atendimento da Pessoa com Deficiência e também de seus familiares, tendo como objetivo o fortalecimento do núcleo familiar, assim como a autonomia e melhoria da qualidade de vida dos membros familiares.

 

Trabalho com as famílias

O Serviço de Apoio às Famílias oferece atendimentos individuais nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia e reuniões com o objetivo de estreitar o vínculo familiar e promover a superação das necessidades apresentadas pelos usuários com deficiência intelectual e múltipla deficiência atendidos pela FEPE.

O Serviço Social atua na identificação da realidade econômica, cultural e social das famílias, fornecendo àquelas que necessitam subsídios que propiciem o seu pleno desenvolvimento.

A Psicologia oferece apoio a estes pais por meio de um espaço de escuta qualificada, orientando-os acerca do entendimento e da assimilação das dificuldades manifestadas, assim como quanto à necessidade de superação.

A Pedagogia proporciona aos pais acesso a uma avaliação multiprofissional de seu filho, onde recebem informações acerca dos programas de educação e/ou estimulação recomendados para ele e são orientados a assumir um papel ativo no processo de seu desenvolvimento, com acesso a meios que lhes permitam avaliar a eficácia do programa em cada fase de sua aplicação.

 

Encaminhamento a benefícios sociais e redes de atenção

 O Serviço Social da FEPE realiza orientações, esclarecimentos e encaminhamentos a Benefícios, Serviços e Programas Sociais disponíveis, entre eles, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Isenção Tarifária no Transporte Coletivo, Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Passe Livre Interestadual, Passe Escolar, Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, Isenção de IPVA, Isenção de IPI, Armazém da Família e Tarifa Social Água e Luz, salientando sempre à família acerca da importância em estar inscrita no Cadastro Único – CADÚnico, bem como quanto aos benefícios oriundos do mesmo.

 

Defesa e garantia de direitos

 A Defesa e Garantia de Direitos se dá através da participação da FEPE nos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Assistência Social, Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco para a Violência, Fórum Regional de Assistência Social, Comissão Municipal de Saúde da Pessoa com Deficiência e Comissão de Análise, Elaboração e Acompanhamento de Atos Normativos e Comunicação. É também oferecida por meio de contato com equipamentos públicos, recursos comunitários e encaminhamento de relatórios sociais.