fita-tratada2

FEPE INAUGURA NOVO LABORATÓRIO DE TRIAGEM NEONATAL

No dia 09 de novembro (quinta-feira), às 14h30, a FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional realizou a cerimônia de inauguração do seu novo Laboratório. O Laboratório faz parte do Serviço de Referência em Triagem Neonatal: É o único Serviço no Paraná credenciado à Secretaria Estadual de Saúde para execução do Teste do Pezinho e Teste da Mãezinha.

Todos os testes coletados nos Hospitais e nas Unidades Básicas de Saúde são analisados no Laboratório da FEPE. O Teste do Pezinho é um exame gratuito e obrigatório, realizado em todos os recém-nascidos paranaenses. São mais de 14 mil exames ao mês e tem por objetivo diagnosticar e tratar precocemente 6 doenças que podem causar deficiência intelectual, entre outros danos à saúde do bebê, se não forem tratadas desde os seus primeiros dias de vida. O Teste da Mãezinha faz parte da Rede Mãe Paranaense, conjunto de ações voltadas à atenção e cuidado da gestante e da criança durante o primeiro ano de vida. São mais de 5 mil exames realizados ao mês gratuitamente para o diagnóstico precoce de hemoglobinopatias como a doença Falciforme e a Talassemia Major.

Segundo Fabio Marcassa, Presidente da Fundação Ecumênica, “Com o novo Laboratório, a FEPE continuará oferecendo em sua nova e moderna estrutura altos padrões de qualidade e tecnologia de ponta onde já somos referência no país. São mais de 20 mil exames do Teste do Pezinho e Teste da Mãezinha analisados por mês com a parceria que mantemos com a SESA – PR (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná) e a SES – SC (Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina).”

No evento foram homenageados pioneiros na realização do Teste do Pezinho, como o Dr. Ehrenfried Othmar Wittig e a Dra Sarah Schulman. O Dr. Jan Östrup, dinamarquês, residente na Finlândia compareceu e foi homenageado pela FEPE, pois durante sua carreira, foi o responsável por diversas realizações em prol do diagnóstico de doenças hereditárias em recém-nascidos, tendo sido CONDECORADO COM O PREMIO ROBERT GUTHRIE A MAIOR HONRARIA DESTINADA A GRANDES CIENTISTAS DA TRIAGEM NEONATAL MUNDIAL.fita-tratada2

Posted in Notícias recentes.