1

Laboratório da FEPE comemora 44 anos

1

O Laboratório da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) comemora, na próxima segunda-feira (22/10), 44 anos de pesquisas voltadas a área de prevenção, realizando o Teste do Pezinho, exame gratuito e obrigatório, para os recém-nascidos de todo o Paraná, e o Teste da Mãezinha, para gestantes de 347 municípios do Estado. Todos os testes coletados, nos Hospitais e nas Unidades Básicas de Saúde, são analisados no Laboratório da FEPE.

Idealizado pelo Neurologista da FEPE, Dr. Ehrenfried Wittig, o Centro de Pesquisas, teve sua primeira instalação em duas salas de aula da Escola Ecumênica, no ano de 1974,  realizando pesquisas genéticas nos alunos. Em 1983, com o apoio da Caixa Econômica Federal, a instituição recebeu um equipamento para triagem da fenilcetonúria, em amostras de sangue coletadas em papel filtro, tornando-se a segunda instituição a realizar a pesquisa preventiva de doenças metabólicas.

Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, credenciou o Laboratório como o primeiro, e atualmente o único, Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Atualmente, são realizados pesquisas para 6 doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doenças Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Deficiência da Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Em maio de 2012, foi criado o Programa de Prevenção das Hemoglobinopatias em Gestantes no Paraná (PPHG). Viabilizado tecnicamente pela FEPE e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR). Conhecido como “Teste da Mãezinha”, tem como objetivo detectar e prevenir a Doença Falciforme e a Talassemia Major, capaz de causar gestação de alto risco com crises de dor, infecções e parto prematuro.

Em 2016, a FEPE foi credenciada pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina para realizar o Teste do Pezinho, por meio do SUS, as crianças catarinenses.

No dia 9 de novembro de 2017, a instituição inaugurou a nova estrutura do Laboratório. Mantendo os altos padrões de qualidade e tecnologia de ponta, o Centro de Pesquisa, realiza por mês, mais de 15 mil exames do “Teste do Pezinho”, e 5 mil triagens com o “Teste da Mãezinha, no estado.

Posted in Notícias recentes and tagged , .