junho-lilas

Junho Lilás – Teste do Pezinho, uma prova de amor

O Dia Nacional do Teste do Pezinho completou 10 anos!!!

O tema da campanha da FEPE este ano relembra que realizar o exame no período correto e ficar de olho no resultado é essencial para o futuro dos bebês. O procedimento é simples, obrigatório e gratuito e ajuda a prevenir doenças que podem comprometer irreversivelmente o futuro da criança
O teste integra o Programa Nacional de Triagem Neonatal, que estabelece ainda o acompanhamento médico e o tratamento de crianças com deficiência intelectual. Em boa parte dos Estados brasileiros estas etapas não são cumpridas, o que coloca em risco a qualidade de vida e o futuro dos portadores. O teste do pezinho é considerado como a principal forma de se conhecer o organismo do bebê. É um procedimento simples, que ajuda a descobrir se o recém-nascido pode já estar acometido de uma doença mental que irá se manifestar mais tarde. É um dos primeiros atos de amor da mãe para com o seu filho. Mesmo assim, precisa ser mais divulgado. Com esse objetivo, há dez anos atrás o governo federal instituiu o próximo dia 6 de junho como “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. O teste do pezinho é tão importante quanto à caderneta de vacinação da criança, de acordo com os pediatras. É um procedimento muito simples, obrigatório e gratuito. Não traz riscos ao recém-nascido e deve ser feito na primeira semana de vida da criança. “A técnica é muito rápida e consiste da coleta de gotas de sangue a partir de um único furinho quase indolor no calcanhar (daí o nome do teste)”, explica a Gerente do SRTN PR (Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná), Mouseline Domingues. Essas gotas são posteriormente colhidas em papel filtro e levadas para análise em laboratório. Para os pediatras, elas podem ajudar a salvar vidas. Ao identificarem uma doença em antes que manifeste seus primeiros sinais, permitirão o seu tratamento nas primeiras semanas de vida do bebê, possibilitando que ele cresça saudável e possa exercer os seus direitos de cidadão.

Cumprimento da Lei

O dia 6 de junho foi sugerido por se tratar da data em que, no ano de 2001, foi assinada a Portaria do Ministério Público criando o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Ele é dividido em etapas que englobam desde o diagnóstico precoce, o acompanhamento e o tratamento de quatro doenças congênitas causadoras de deficiências: fenilcetonúria, hemoglobinopatias, fibrose cística e hipotireoidismo congênito. Desde que o Programa foi implantado, “a FEPE tem se desdobrado para que sejam cumpridas todas as previstas em Lei. As crianças com deficiências intelectuais recebem o acompanhamento médico e o tratamento, além de outras etapas importantes tem sido cumpridas, como a própria conscientização dos profissionais de saúde e a orientação dos pais”, explica Alexandro Luiz Barbosa, Diretor Presidente da Fepe.

Campanha Junho Lilás 

A iluminação em tom lilás, chama atenção para destacar a relevância do Teste do Pezinho: um exame rápido, gratuito e obrigatório por lei, que detecta doenças antes de os sintomas aparecerem. A Unisert (União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal) desde o ano passado instituiu o Junho Lilás e a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional aderiu a campanha porque entende que a cor foi escolhida por representar tranquilidade e transformação. Para comemorar os 10 anos do Dia Nacional do Teste do Pezinho, O SRTN da FEPE elaborou um novo folder explicativo, na cor da tranquilidade.

Escola da FEPE homenageia o Laboratório

Na Escola da FEPE são atendidas quase 300 crianças com deficiência intelectual e múltipla deficiência. O atendimento na Escola Ecumênica acolhe a diversidade ao longo do processo educativo, oferece currículo adaptado e diversificado, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Para homenagear o Laboratório da FEPE, o professor de Artes Paulo Pienta, compôs a canção “Teste do Pezinho, uma prova de amor”. Um clipe do musical também será divulgado na mídia. A apresentação com o coral da Escola aconteceu no dia 6 de junho às 9:15, no Auditório da FEPE. Na ocasião, a FEPE também homenageou os colaboradores que há mais de 20 anos pertencem à essa família.

Ministério da Saúde

Em cada estado existe pelo menos um Serviço de Referência em Triagem Neonatal habilitado pelo Ministério da Saúde. No estado do Paraná, o laboratório da FEPE (entidade privada, sem fins lucrativos, que mantém além do laboratório outro grande projeto que é a Escola para quase 300 alunos com deficiência intelectual e múltipla) é quem atua com médicos especialistas e equipe multidisciplinar para atender todas as crianças diagnosticadas com as doenças do escopo do PNTN antes do aparecimento dos sintomas. O teste do pezinho coletado na rede pública de saúde é totalmente gratuito desde a triagem, confirmação diagnóstica, tratamento e acompanhamento e diagnostica precocemente as seguintes doenças.

Posted in Eventos, Notícias recentes.