Atendimento Especializado

Estimulação Neurossensorial

O Ambulatório de Estimulação Neurossensorial oferece atendimento clínico voltado à estimulação e habilitação de pacientes com diagnóstico de Deficiência Neurológica de Alta Complexidade, matriculados na FEPE. Compreende as seguintes áreas de atendimento: Assistência Social, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Neurologia.

 Os atendimentos prestados nas áreas específicas têm também a finalidade de orientar e capacitar a equipe pedagógica e os familiares, visando unir os ambientes de estimulação, escola e domicilio em prol do aluno.

Assistência Social 

O Serviço Social é o órgão responsável pelo estudo do ambiente sócio-econômico e cultural da família e da comunidade, propondo e executando mecanismo que visem a orientação familiar e a integração família-escola-comunidade. Realizar análise socioeconômica através de entrevista, visita domiciliar e atendimento ao paciente e aos familiares, mantendo atualizados os dados cadastrais, informar as famílias sobre a estrutura e funcionamento da FEPE e do Ambulatório, efetuar encaminhamentos aos equipamentos públicos disponíveis, bem como orienta famílias e profissionais quanto à utilização destes, realizar o atendimento individual e/ou coletivo assistemático aos pacientes e familiares, realizar visita hospitalar a pacientes internados quando for essencial a obtenção de informações sobre o seu quadro clínico, acompanhar a freqüência dos pacientes, contactando às famílias e encaminhando-as aos órgãos competentes, quando necessário, aciona e notifica os Serviços de Proteção à criança, jovem e adulto, sempre que existe suspeita ou constatação de violência, maus-tratos ou negligência.

 

Fonoaudiologia 

Realiza atendimento individual aos pacientes e famílias indicados para o tratamento, realiza quando necessário, avaliação diagnóstica com a Equipe Multiprofissional, contribuindo com a análise do quadro clínico do paciente, contribui com a Equipe Multiprofissional, fornecendo dados a respeito do desenvolvimento fonoaudiológico dos pacientes, para adequação de Planos Terapêuticos, orienta pais para reflexão das potencialidades e dificuldades dos pacientes, interage com os demais profissionais na busca de novas estratégias capazes de propiciar modificações que contribuam com o paciente e participa com a Equipe Multiprofissional do encaminhamento a outros programas de atendimento.

 

Fisioterapia 

O Serviço de Fisioterapia atua junto ao paciente, à família e aos demais profissionais, com a finalidade de avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), elaborar o diagnóstico dos transtornos cinéticofuncionais, seu prognóstico, intervenção e alta fisioterapêutica, tratando os distúrbios entre outros da biomecânica e funcionalidade humana decorrente de alteração do órgão e sistema humano. Realizar ainda, quando necessário, avaliação diagnóstica cinéticofuncional com a Equipe Multiprofissional, atendimento individual aos pacientes e famílias indicados e de acordo com a necessidade e encaminha pedidos de órteses e cadeira de rodas quando se fizer necessário.

 

Psicologia

A psicologia atendente paciente e seus familiares, bem como propiciar espaço em que possam compartilhar suas dúvidas, medos e angústias através de atendimento individual e/ou em grupo de apoio, oferece ainda orientações aos professores quando necessário. Realizar avaliação diagnóstica com a Equipe Multiprofissional, contribuindo com a análise da área cognitiva e socioemocional do paciente, contribui com a Equipe Multiprofissional, fornecendo dados a respeito do desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos pacientes, para adequação de Planos Terapêuticos e levantam e analisam dados que favoreçam o entendimento da dinâmica familiar que podem estar interferindo no processo de melhora do paciente.

 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional utiliza atividades humanas com as quais planeja e organiza o cotidiano dos pacientes, possibilitando melhor qualidade de vida e ganho de autonomia. A atuação é realizada através de avaliação, reavaliação, prevenção e reabilitação do paciente na esfera neurobiopsicossocial, através de atividades que desenvolvam as áreas cognitiva, motora, sensorial e emocional. A Terapia Ocupacional ainda utiliza-se da tecnologia assistiva, para promover a facilitação das atividades da vida diária, atividades da vida prática e atividades de vida para o trabalho a fim de que o indivíduo atinja o máximo de independência.

 

Neurologia 

O Médico Neurologista atua junto ao paciente, à família e aos demais profissionais, com a finalidade de acompanhar o quadro clínico neurológico do paciente.

Junto à equipe exerce a função de Coordenador Técnico do Ambulatório, realiza avaliação diagnóstica com a Equipe Multiprofissional, contribuindo com a análise clínica do paciente, contribui com a Equipe Multiprofissional, fornecendo dados a respeito do quadro médico dos pacientes, para adequação de Planos Terapêuticos, realizar atendimento individual e orienta pais para reflexão das potencialidades e dificuldade.