lab03
0
Bebês que realizaram o Teste do Pezinho
0
Exames realizados para o Teste do Pezinho
0 0
Nº de Gestantes Triadas no Teste Mãe Catarinense

Centro de Pesquisas

O Centro de Pesquisas é um Laboratório Especializado em Triagem Neonatal – Referência Mundial em Triagem Neonatal Certificado pelo Controle de Qualidade Internacional – Centers for Disease Control and Prevention – CDC de Atlanta/USA.

Desde 2016, a Fepe é credenciada pela Secretária de Saúde de Santa Catarina (SES/SC), como Laboratório Especializado em Triagem Neonatal para realizar o exame do Teste do Pezinho, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), nas crianças catarinenses. Também é responsável pela pesquisa de Hemoglobinopatias nas gestantes do estado. Tanto as amostras do Teste do Pezinho quanto as do Mãe Catarinense são enviadas para análise no laboratório da Fepe, em Curitiba.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN – disponibiliza aos bebês o diagnóstico precoce, busca ativa, testes confirmatórios e encaminhamento para o tratamento. Em Santa Catarina, qualquer caso positivo diagnosticado pelo Teste do Pezinho é encaminhado para tratamento imediato no Hospital Joana de Gusmão – HIJH instituição credenciada para realizar o PNTN.

Os casos positivos de Hemoglobinopatias em gestantes, detectados pelo Teste Mãe Catarinense, são encaminhados para atendimento na rede de Assistência à Saúde de Santa Catarina.