A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) mantém duas Escolas na modalidade de Educação Especial, desde 1973, quando foi fundada a primeira Escola. Ambas oferecem atendimento educacional especializado para mais de 300 pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno Global do Desenvolvimento e Múltipla Deficiência, com idade entre 6 a 45 anos, os quais também recebem, de forma gratuita, auxílio nas áreas de assistência social e saúde.
Nas Escolas, os estudantes recebem atendimento pedagógico por meio de currículo adequado às necessidades individuais de cada um, onde são contemplados conteúdos de cuidados básicos, estimulação neurossensorial e acadêmicos formais, seguindo as orientações legais da Secretaria de Estado de Educação (Seed).
Ao ter conhecimento das diferenças e das necessidades de cada estudante, a equipe docente e terapêutica planeja atividades que atendem as inúmeras especificidades de cada um, através dos planos terapêuticos e dos planos pedagógicos individuais. Esse cuidado contribui para o desenvolvimento global dos alunos e permite tirar proveito de conteúdos que são básicos para uma formação de qualidade. Para isso, é essencial conhecer os potenciais e limitações dos estudantes, focando nos aspectos que merecem maior atenção. Dessa forma, o aprendizado se torna mais eficiente, assim como o preparo para a vida adulta.
Aos alunos da Escola Ecumênica da Fepe é ofertado e ensino educacional, na modalidade especial, para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O principal objetivo da Escola é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades nos aspectos intelectuais, físicos, sociais e, quando possível, os do trabalho.
Com a oferta de um currículo escolar adaptado é possível, por meio do conhecimento, melhorar as habilidades e aptidões dos estudantes, promovendo a sua auto-realização. Esse atendimento diversificado complementa e suplementa os serviços educacionais comuns, garantindo também, os direitos das pessoas com deficiência.
Atualmente a Escola Ecumênica atende alunos da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A instituição também conta com uma equipe escolar formada por professores, pedagogos e atendentes, altamente qualificados para atendê-los em seus diferentes níveis de comprometimentos.
O grande diferencial da Escola Ecumênica está no atendimento Multidisciplinar oferecido aos estudantes. Por meio dele, os alunos recebem, de forma totalmente gratuita, atendimentos clínicos nas áreas de: Psiquiatria, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem e Psicologia.
Alunos Atendidos com o
Projeto até 2021
Atendimentos Estimulação Neurossensorial
Atendimentos Realizados de
Serviço Social
De segunda a sexta feira
Manhã: das 7h20 às 11h30
Tarde: das 13h10 às 17h20
Contato: (41) 3111-1818
A Educação Especial atende crianças, jovens e adultos com todas as Necessidades Educativas Especiais, de várias formas, entre elas estão as Escolas Especiais, salas de recursos, atendimentos individuais e professores de apoio.
As Escolas Especiais, no cenário Nacional, são compreendidas como instituições segregadoras. No Paraná, no entanto, ela ganhou uma roupagem nova, foi ressignificada nos aspectos pedagógicos, psicológicos e sociais, oferecendo um currículo adequado e adaptado, com atendimentos de forma completa a toda pessoa com Deficiência Intelectual Grave, Múltipla Deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento. Por esta razão mesmo sendo a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional adepta totalmente a inclusão educacional e social, mantém duas Escolas na Modalidade Educação Especial, contando com materiais, equipamentos e professores especializados.
As Escolas lutam pelos Direitos da Pessoa com Deficiência na Educação, Assistência Social e Saúde, buscando a equiparação de oportunidades, tendo os estudantes acesso a uma educação capaz de responder às suas necessidades.
Dentre os profissionais que atuam na Escola, estão: professores com especialização em educação especial (Regentes, Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e da Comunicação), Agentes Educacionais, Instrutor Brinquedista, Pedagogo, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psiquiatra, Assistentes Sociais, entre outros.
6 a 15 anos – Anos Iniciais (1° e 2° ciclo)
O ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre 6 e 14 anos. No Estado do Paraná, a Educação Especial se estante até os 15 anos.
Desta forma, a Escola da FEPE que oferta este Programa é chamada de Escola Ecumênica e apresenta uma proposta pedagógica curricular de acordo com os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular, visando o desenvolvimento nas áreas cognitiva, psicomotora e socioafetiva, com conteúdos adaptados inseridos nas disciplinas específicas de português, matemática, história, geografia, ciências, ensino religioso, arte e educação física, visando paralelamente à independência e a autonomia.
A organização pedagógica segue as orientações da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED), explícitos no Parecer Bicameral 2018, onde os alunos podem realizar o Ensino Fundamental em dois ciclos. No primeiro, os estudantes poderão fazê-lo em quatro etapas, uma a cada ano. O segundo poderá ser feito em seis etapas ou seis anos. Dentro da proposta, recebem na grade curricular atendimento de Arte e Educação Física. A fim de enriquecer a proposta pedagógica, a Escola oferece ainda atendimento de Brinquedoteca, Biblioteca e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A partir de 16 anos – Fase I
A FEPE oferece a EJA – fase I na Escola Ecumênica Juril Carnasciali, a qual compreende o primeiro segmento do Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, objetivando a conclusão da Educação Básica e possibilitando a continuidade do Ensino ao Estudante que completa 16 anos. Os conteúdos seguem as Diretrizes Curriculares Estaduais, as Normativas da Base Comum Curricular, os Referenciais Curriculares do Paraná e o Parecer Bicameral 2018, do Conselho Estadual de Educação.
De acordo com o Parecer, os estudantes devem ser incluídos em duas unidades: Ocupacional de Produção ou Ocupacional de Formação Inicial. Para as turmas que se encontram em processo de letramento e alfabetização, indica-se a Unidade Ocupacional de Formação Inicial, os quais poderão, futuramente, ser encaminhados para cursos na comunidade e/ou diversas atividades externas inclusivas. Já para os alunos que tenham maior habilidade com produção, indica-se a Unidade Ocupacional de Produção.
Para estudantes que tenham maior comprometimento cognitivo ou múltiplo, o Parecer propõe o Currículo Funcional, visando atividades que auxiliem os estudantes a tornarem-se os mais independentes possíveis, melhorando a sua qualidade de vida.
Metodologicamente, recebem atendimento de uma professora Regente com apoio de uma Agente Educacional. A proposta ainda prevê, na grade curricular, atendimento de Arte e Educação Física. A fim de enriquecer a proposta pedagógica para os jovens adultos, a Escola oferece atendimento de Brinquedoteca, Biblioteca e Tecnologia da Informação e Comunicação.