FEPE - Escola Especializada
Atendimento Especializado
Ensino Fundamental - Educação de Jovens e Adultos (EJA
Apoio Socioassistencial
Estimulação Neurossensorial
Assistência Social - Fonoaudiologia - Fisioterapia - Psicologia - Terapia
Ocupacional - Psiquiatria - Enfermagem - Nutrição
banner_projetos_educativos
Projetos Educativos
Elaborados para as diversas necessidades educacionais
e terapêuticas dos estudantes.
Apoio Socioassistencial
Serviço Socioassistencial
Atendimento socioassistencial à Pessoa com
Deficiência e seus familiares

Atendimento

Especializado
Ensino Fundamental - Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) mantém duas Escolas na modalidade de Educação Especial, desde 1973, quando foi fundada a primeira Escola. Ambas oferecem atendimento educacional especializado para mais de 300 pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno Global do Desenvolvimento e Múltipla Deficiência, com idade entre 6 a 45 anos, os quais também recebem, de forma gratuita, auxílio nas áreas de assistência social e saúde.

Nas Escolas, os estudantes recebem atendimento pedagógico por meio de currículo adequado às necessidades individuais de cada um, onde são contemplados conteúdos de cuidados básicos, estimulação neurossensorial e acadêmicos formais, seguindo as orientações legais da Secretaria de Estado de Educação (Seed).

Ao ter conhecimento das diferenças e das necessidades de cada estudante, a equipe docente e terapêutica planeja atividades que atendem as inúmeras especificidades de cada um, através dos planos terapêuticos e dos planos pedagógicos individuais. Esse cuidado contribui para o desenvolvimento global dos alunos e permite tirar proveito de conteúdos que são básicos para uma formação de qualidade. Para isso, é essencial conhecer os potenciais e limitações dos estudantes, focando nos aspectos que merecem maior atenção. Dessa forma, o aprendizado se torna mais eficiente, assim como o preparo para a vida adulta.

Aos alunos da Escola Ecumênica da Fepe é ofertado e ensino educacional, na modalidade especial, para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O principal objetivo da Escola é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades nos aspectos intelectuais, físicos, sociais e, quando possível, os do trabalho.

Com a oferta de um currículo escolar adaptado é possível, por meio do conhecimento, melhorar as habilidades e aptidões dos estudantes, promovendo a sua auto-realização. Esse atendimento diversificado complementa e suplementa os serviços educacionais comuns, garantindo também, os direitos das pessoas com deficiência.

Atualmente a Escola Ecumênica atende alunos da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A instituição também conta com uma equipe escolar formada por professores, pedagogos e atendentes, altamente qualificados para atendê-los em seus diferentes níveis de comprometimentos.

O grande diferencial da Escola Ecumênica está no atendimento Multidisciplinar oferecido aos estudantes. Por meio dele, os alunos recebem, de forma totalmente gratuita, atendimentos clínicos nas áreas de: Psiquiatria, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem e Psicologia.

320

Alunos Atendidos com o
Projeto até 2021

8.820

Atendimentos Estimulação Neurossensorial

2.000

Atendimentos Realizados de
Serviço Social

Funcionamento

De segunda a sexta feira

Manhã: das 7h20 às 11h30

Tarde: das 13h10 às 17h20

Contato: (41) 3111-1818

Educação Especial

A Educação Especial atende crianças, jovens e adultos com todas as Necessidades Educativas Especiais, de várias formas, entre elas estão as Escolas Especiais, salas de recursos, atendimentos individuais e professores de apoio.

As Escolas Especiais, no cenário Nacional, são compreendidas como instituições segregadoras. No Paraná, no entanto, ela ganhou uma roupagem nova, foi ressignificada nos aspectos pedagógicos, psicológicos e sociais, oferecendo um currículo adequado e adaptado, com atendimentos de forma completa a toda pessoa com Deficiência Intelectual Grave, Múltipla Deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento. Por esta razão mesmo sendo a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional adepta totalmente a inclusão educacional e social, mantém duas Escolas na Modalidade Educação Especial, contando com materiais, equipamentos e professores especializados.

As Escolas lutam pelos Direitos da Pessoa com Deficiência na Educação, Assistência Social e Saúde, buscando a equiparação de oportunidades, tendo os estudantes acesso a uma educação capaz de responder às suas necessidades.

Dentre os profissionais que atuam na Escola, estão: professores com especialização em educação especial (Regentes, Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e da Comunicação), Agentes Educacionais, Instrutor Brinquedista, Pedagogo, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psiquiatra, Assistentes Sociais, entre outros.

Ensino Fundamental

6 a 15 anos – Anos Iniciais (1° e 2° ciclo)

O ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre 6 e 14 anos.  No Estado do Paraná, a Educação Especial se estante até os 15 anos.

Desta forma, a Escola da FEPE que oferta este Programa é chamada de Escola Ecumênica e apresenta uma proposta pedagógica curricular de acordo com os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular, visando o desenvolvimento nas áreas cognitiva, psicomotora e socioafetiva, com conteúdos adaptados inseridos nas disciplinas específicas de português, matemática, história, geografia, ciências, ensino religioso, arte e educação física, visando paralelamente à independência e a autonomia.

A organização pedagógica segue as orientações da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED), explícitos no Parecer Bicameral 2018, onde os alunos podem realizar o Ensino Fundamental em dois ciclos. No primeiro, os estudantes poderão fazê-lo em quatro etapas, uma a cada ano. O segundo poderá ser feito em seis etapas ou seis anos. Dentro da proposta, recebem na grade curricular atendimento de Arte e Educação Física.  A fim de enriquecer a proposta pedagógica, a Escola oferece ainda atendimento de Brinquedoteca, Biblioteca e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A partir de 16 anos – Fase I

A FEPE oferece a EJA – fase I na Escola Ecumênica Juril Carnasciali, a qual compreende o primeiro segmento do Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, objetivando a conclusão da Educação Básica e possibilitando a continuidade do Ensino ao Estudante que completa 16 anos. Os conteúdos seguem as Diretrizes Curriculares Estaduais, as Normativas da Base Comum Curricular, os Referenciais Curriculares do Paraná e o Parecer Bicameral 2018, do Conselho Estadual de Educação.

De acordo com o Parecer, os estudantes devem ser incluídos em duas unidades: Ocupacional de Produção ou Ocupacional de Formação Inicial. Para as turmas que se encontram em processo de letramento e alfabetização, indica-se a Unidade Ocupacional de Formação Inicial, os quais poderão, futuramente, ser encaminhados para cursos na comunidade e/ou diversas atividades externas inclusivas. Já para os alunos que tenham maior habilidade com produção, indica-se a Unidade Ocupacional de Produção.

Para estudantes que tenham maior comprometimento cognitivo ou múltiplo, o Parecer propõe o Currículo Funcional, visando atividades que auxiliem os estudantes a tornarem-se os mais independentes possíveis, melhorando a sua qualidade de vida.

Metodologicamente, recebem atendimento de uma professora Regente com apoio de uma Agente Educacional. A proposta ainda prevê, na grade curricular, atendimento de Arte e Educação Física. A fim de enriquecer a proposta pedagógica para os jovens adultos, a Escola oferece atendimento de Brinquedoteca, Biblioteca e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Nossa Equipe
Dinéia Urbanek Rusche Jorge
Dinéia Urbanek Rusche Jorge
Direção
placeholder.png
Heloane dos Santos Rosa Sozzi
Direção Auxiliar
placeholder.png
Joçana Jurki
Pedagoga
placeholder.png
Luciana Erthal
Pedagoga
placeholder.png
kadija Moschetta Ampessan
Pedagoga
Pular para o conteúdo