0 .166
Bebês que realizaram o Teste do Pezinho
0 .696
Exames realizados para o Teste do Pezinho
0
Casos positivos detectados por doença no Paraná em 2019

Laboratório

O Centro de Pesquisas da Fepe foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1974 pelo Neurologista Dr. Ehrenfried Othmar Wittig e pela farmacêutica bioquímica Sarah Schulman, com objetivo de pesquisar doenças genéticas nos alunos da Escola Ecumênica.

O Teste do Pezinho foi introduzido em 1982 pesquisando os casos relacionados à Fenilcetonúria. No ano de 2001, o Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), credenciou o Centro de Pesquisas como o primeiro Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) no Brasil. Juntamente com o credenciamento foram adicionadas duas novas patologias: Fibrose Cística e a Doença Falciforme. Posteriormente foram incorporadas a Hiperplasia Adrenal Congênita e a Deficiência de Biotinidase no PNTN.

Em 2018, com o objetivo de ampliar as doenças pesquisadas pelo Teste do Pezinho, o Governo do Estado do Paraná iniciou um estudo piloto para a detecção de Defeitos de Beta Oxidação de Ácidos Graxos e a sua incidência nos paranaenses.

A pesquisa envolve, não apenas a Triagem Neonatal, mas também a Busca Ativa do casos suspeitos e o seguimento clínico, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para as seguintes doenças: Deficiência de Acil-CoADesidrogenase de Cadeia Curta (SCAD); Deficiência de Acil-CoADesidrogenase de Cadeia Média (MCAD); Deficiência de Acil-CoADesidrogenase de Cadeia Muito Longa (VLCAD); Deficiência de Hidroxiacil-CoADesidrogenase de Cadeia Longa (LCHAD) e Deficiência da Proteína Mitocondrial Trifuncional; Deficiência do transporte da carnitina primária  (CTD)/ Deficiência Primária de Carnitina (CUD).

Hoje, a Fepe é a única instituição credenciada pala Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para a realização do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), ofertando para a população de todo o estado o diagnóstico e tratamento de 6 doenças.

O SRTN da Fepe realiza, gratuitamente pelo SUS, exames para o diagnóstico precoce (Teste do Pezinho e Teste da Mãezinha), Testes confirmatórios (Teste do Suor)busca ativaacompanhamento e tratamento das doenças detectadas por meio do Teste do Pezinho.

O Centro de Pesquisas da Fepe é um Laboratório Especializado em Triagem Neonatal – Referência Mundial em Triagem Neonatal Certificado pelo Controle de Qualidade Internacional – Centers for Disease Control and Prevention – CDC de Atlanta/USA.

Atualmente, o Serviço de Referência em Triagem Neonatal atende, por mês, mais de 27 mil recém-nascidos no Teste do Pezinho e cerca de 5 mil gestantes com o Teste da Mãezinha.

Pular para o conteúdo