Apoio Socioassistencial
Serviço Socioassistencial
Atendimento socioassistencial à Pessoa com
Deficiência e seus familiares
banner_projetos_educativos
Projetos Educativos
Elaborados para as diversas necessidades educacionais
e terapêuticas dos estudantes.
Apoio Socioassistencial
Estimulação Neurossensorial
Assistência Social - Fonoaudiologia - Fisioterapia - Psicologia - Terapia
Ocupacional - Psiquiatria - Enfermagem - Nutrição
FEPE - Escola Especializada
Atendimento Especializado
Ensino Fundamental - Educação de Jovens e Adultos (EJA

Apoio

Socioassistencial
Atendimento socioassistencial à Pessoa com Deficiência e seus familiares

Apoio Socioassistencial

O atendimento socioassistencial à Pessoa com Deficiência e seus familiares tem como objetivo fortalecer e preservar os vínculos familiares, assim como autonomia e melhoria de qualidade de vida do grupo familiar. O Apoio socioassistencial abrange o Serviço de Proteção Social Especial, Serviço de Garantia de Direitos e Serviço de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência.

 

Trabalho com as Famílias

O atendimento às famílias é realizado pelas áreas de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia e tem por objetivo fortalecer o vínculo familiar e viabilizar o acesso e garantia de direitos a pessoa com deficiência Intelectual, com Transtorno Global do Desenvolvimento e com Múltipla Deficiência atendidos pela Fepe.

O Serviço Social é responsável pelo acolhimento das famílias e a identificação de suas realidades econômica, cultural e social, possibilitando àqueles que necessitam subsídios que propiciem o seu pleno desenvolvimento, bem como realiza encaminhamentos para os serviços da Assistência, Saúde e Educação. 

A Psicologia oferece apoio às famílias por meio de um espaço de escuta qualificada, orientações e busca de estratégias para melhoria da qualidade de vida de seus pacientes.

Na área pedagógica proporcionam-se informações acerca de conteúdos e metodologias mais adequadas a cada estudante, assim como se oferece orientações educacionais a serem realizadas pelos familiares. Busca-se ainda contato permanente com os vínculos parentais a fim de compreender a forma de aprendizado de cada um, para que seja feita uma análise do contexto social e educacional do estudante.

 

Encaminhamento a benefícios sociais e redes de atenção

O Serviço Social realiza orientações e encaminhamentos a Benefícios, Serviços e Programas Sociais disponíveis, entre eles, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Isenção Tarifária no Transporte Coletivo, Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Passe Livre Interestadual, Programa Jovem Aprendiz, Isenção de IPVA, Isenção de IPI, Armazém da Família e Tarifa Social Água e Luz, e Orientação Jurídica Gratuita. Salientando sempre à família acerca da importância em estar inscrita no Cadastro Único – CADÚnico.

 

Defesa e garantia de direitos

Na perspectiva da garantia de direitos, as Escolas da Fepe estimulam os adolescentes, adultos e seus familiares a viverem plenamente a cidadania, favorecendo a autonomia e a sua participação de forma ativa na sociedade.

Busca assegurar que as pessoas com e sem deficiência tenham a oportunidade de conviver umas com as outras, de forma igual, quebrando as barreiras atitudinais e minimizando, assim, o preconceito através da participação nos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Assistência Social, Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco para a Violência, Fórum Regional de Assistência Social, Comissão Municipal de Saúde da Pessoa com Deficiência e Comissão de Análise, Elaboração e Acompanhamento de Atos Normativos e Comunicação. Os Direitos também são garantidos por meio de contato com equipamentos públicos, recursos comunitários e encaminhamento de relatórios sociais.

Pular para o conteúdo