Apoio Socioassistencial
Estimulação Neurossensorial
Serviço Social - Fonoaudiologia - Fisioterapia - Psicologia - Terapia
Ocupacional - Psiquiatria - Enfermagem - Nutrição
banner_projetos_educativos
Projetos Educativos
Elaborados para as diversas necessidades educacionais
e terapêuticas dos estudantes.
FEPE - Escola Especializada
Atendimento Especializado
Ensino Fundamental - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Apoio Socioassistencial
Serviço Socioassistencial
Atendimento socioassistencial à Pessoa com
Deficiência e seus familiares

Estimulação

Neurossensorial
Ambulatório de Estimulação Neurossensorial

Ambulatório de Estimulação Neurossensorial

 

O Ambulatório de Estimulação Neurossensorial oferece atendimento clínico, aos alunos matriculados nas Escolas da Fepe, com o objetivo de estimular, reabilitar e habilitar pacientes com diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno Global do Desenvolvimento e ou Múltiplas Deficiências, através de uma equipe multidisciplinar com Serviço Social, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutricionista, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria.

Os profissionais atendem de forma multidisciplinar, com reuniões permanentes, assim como acompanham o desenvolvimento pedagógico e familiar de cada paciente. São realizados diariamente prontuários de acompanhamento, avaliações de desenvolvimento e planos terapêuticos. Também são atendidas crianças e jovens da comunidade para avaliações de ingresso, através de agendamento prévio com o Serviço Social e Pedagogia.

 

Serviço Social 

 O Serviço Social é responsável pelo estudo do ambiente sócio-econômico e cultural da família e da comunidade, propondo e executando mecanismos que visem à orientação familiar e a integração família/escola/comunidade. Realiza análise socioeconômica, mantém as famílias informadas sobre a estrutura e funcionamento da Escola e do Ambulatório, efetua encaminhamentos aos equipamentos públicos disponíveis, bem como orienta famílias e profissionais quanto à utilização destes, realiza visita hospitalar a pacientes internados quando preciso, acompanha a freqüência dos pacientes, aciona e notifica os Serviços de Proteção à criança, jovem e adulto, quando necessário.

 

Fonoaudiologia 

A Fonoaudiologia tem por principal objetivo desenvolver a comunicação, assim como reabilitar e habilitar órgãos fonoarticulatórios.  Desta forma realiza sistematicamente atendimento individual ou em grupo e avaliação diagnóstica com a Equipe Multiprofissional, contribuindo com a análise do quadro clínico do paciente, para adequação de Planos Terapêuticos. Com relação às famílias orienta pais sobre as potencialidades e dificuldades dos pacientes.

           

Fisioterapia 

Tem por objetivo avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento Fisioterapêutico), elaborar o diagnóstico dos transtornos cinético funcionais, seu prognóstico, intervenção e alta fisioterapêutica. Realiza de forma sistemática atendimento individual aos pacientes e, quando necessário, avaliação diagnóstica cinético-funcional com a Equipe Multiprofissional e de acordo com a necessidade encaminha pedidos de Órteses e cadeira de rodas para a comunidade. As orientações aos familiares são realizadas de acordo com a demanda de cada paciente. 

 

Psicologia

A psicologia atendente paciente e seus familiares, bem como propicia espaço em que possam compartilhar suas dúvidas, medos e angústias através de atendimento individual e/ou em grupo de apoio, oferece ainda orientações aos professores quando necessário. Realiza avaliação diagnóstica com a Equipe Multiprofissional, contribuindo com a análise da área cognitiva e socioemocional, fornecendo dados a respeito do desenvolvimento intelectual e socioafetivo.

 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional planeja e organiza o cotidiano dos pacientes, possibilitando melhor qualidade de vida e ganho de autonomia. A atuação é realizada através de avaliação, reavaliação, prevenção e reabilitação do paciente na esfera Neuro Biopsicossocial, através de atividades que desenvolvam as áreas cognitiva, motora, sensorial e emocional. Utiliza-se da Tecnologia Assistiva para promover atividades da vida diária, atividades da vida prática e atividades de vida para o trabalho a fim de que o indivíduo atinja o máximo de independência.

Psiquiatria

O Médico psiquiatra atua junto ao paciente, à família e aos demais profissionais, com a finalidade de acompanhar o quadro clínico. Junto à equipe, exerce a função de Coordenador Técnico do Ambulatório, realiza avaliação diagnóstica com a Equipe Multiprofissional, contribuindo com a análise clínica fornecendo dados a respeito do quadro médico para adequação de Planos Terapêuticos” .

O Espaço da BIBLIOTECA tem o professor como veículo das informações para que o aluno possa se expressar, desenvolver a auto estima, criatividade, além de estimular a oralidade e a escrita de maneira lúdica.

A BRINQUEDOTECA tem como objetivo promover o amadurecimento emocional e psíquico através de situações de “Faz de Conta”, escolha de brinquedos e jogos, estimulando a socialização ao realizar as atividades dirigidas ou espontâneas. Para adolescentes e adultos propicia jogos didáticos ou lúdicos, oportunizando que o estudante se situe como cidadão, controlando emoções e desenvolvendo senso crítico e social.

O projeto TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO oportuniza o acesso à comunicação e aquisição de conteúdos através da linguagem gráfica, visual e auditiva, por meio dos recursos tecnológicos”.

Na COZINHA PEDAGÓGICA o estudante tem a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe, a qualidade de vida através da alimentação saudável, os bons costumes (de conduta e higiene) e a experimentação dos diversos sabores. Nesta proposta acontece o enriquecimento da leitura, escrita e cálculos de maneira funcional”.

 

Enfermagem

O Serviço de Enfermagem visa atender o paciente em suas necessidades básicas de saúde, estabelecendo medidas preventivas ao proporcionar orientação e apoio. Destaca-se no Serviço de Enfermagem no Ambulatório da Fepe o atendimento individual a emergências médicas, ministração de medicações mediante receituário médico, ministração de sondas gástricas, orientação á equipe sobre o quadro clinico do paciente e palestras de conscientização e prevenção sobre boa qualidade de saúde. 

 

Nutrição

Visa acompanhar o estado nutricional de cada paciente, buscando suprir a necessidade individual de acordo com as suas características biopsicossociais, visando melhorar a qualidade de vida, promovendo saúde e prevenção de doenças.

No setor da cozinha é realizado o armazenamento da alimentação de acordo com: data de validade, qualidade, higiene do manipulador, do alimento e do ambiente. Também é responsável por elaborar o cardápio balanceado para estudantes e funcionários a fim de melhorar o rendimento e aporte nutricional promovendo a saúde e o bem estar.

A nutricionista das Escolas da Fepe presta assistência nutricional aos pacientes quando necessário, organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição efetua controle higiênico-sanitário, e participa de programas de educação nutricional.

Pular para o conteúdo