Teste da Mãezinha
Teste da Mãezinha

Teste da Mãezinha - PR

O Programa de Prevenção das Hemoglobinopatias, mais conhecido como Teste da Mãezinha, é coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa), responsável por realizar um conjunto de ações voltadas para a atenção e cuidado da gestante e do recém-nascido no seu primeiro ano de vida.

Criado em 2012, o programa é viabilizado pela Fepe, instituição responsável pela análise laboratorial das amostras de sangue coletadas durante o pré-natal.

Graças ao Teste da Mãezinha, gestantes de mais de 300 municípios do Estado do Paraná tem o direito de realizar, gratuitamente, o exame para a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a Doença Falciforme e a Talassemia Major, além do acesso ao tratamento dos casos identificados.

O diagnóstico precoce tem o objetivo de garantir mais segurança para a gestante, ao feto e o recém-nascido, pois, mulheres que apresentam alguma dessas patologias podem sofrer gravidez de risco com crises de dor, infecções e até mesmo o parto prematuro. É importante que o teste seja realizado já no primeiro trimestre de gestação.