Outubro Rosa: Mês de prevenção ao câncer de mama

 

O trabalho de prevenção que a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional – Fepe realiza nas gestantes e recém-nascidos do estado do Paraná e Santa Catarina é fundamental para garantir o tratamento precoce de doenças graves. Mas, você sabia que a prevenção e cuidado, principalmente para as mulheres, vai além?

Durante todo esse mês é realizada a campanha “Outubro Rosa” com o objetivo de compartilhar informações e conscientizar a população sobre diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, o câncer de mama é o tipo mais comuns entre as mulheres, correspondendo cerca de 25% dos casos a cada ano. Nas brasileiras, esse percentual é de 29%.

A realização de exames com médicos especialistas é de extrema importância para garantir uma vida mais saudável para mulher. O câncer de mama pode apresentar alguns sintomas bem específicos, que, normalmente, são notados pelas próprias mulheres por meio do autoexame. Alguns dos principais sintomas são: alterações no tamanho ou forma da mama; nódulo único e endurecido; vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo; nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; sensação de nódulo aumentado na axila; espessamento ou retração da pele ou do mamilo.

Lembre-se: o quanto antes o diagnóstico for realizado maiores são as chances do tratamento e recuperação do câncer de mama. Qualquer dúvida ou suspeita procure o seu médico.

Compatilhe:

Facebook
Email
WhatsApp
Imprimir

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo