Dia da Gestante: Carinho e cuidado em dobro

Teste da Mãezinha um gesto que pode salvar vidas

Hoje (15) é comemorado o Dia da Gestante. Uma data muito especial e importante na vida das futuras mamães e que traz consigo reflexões muito importantes, entre elas, a da saúde da gestante e do bebê que está a caminho.

A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe) compartilha dessa preocupação e está sempre presente na vida da gestante já no início da gravidez. Graças ao Programa de Prevenção das Hemoglobinopatias, mais conhecido como Teste da Mãezinha ou Teste Mãe Catarinense, realizado também no Estado de Santa Catarina, as mães de mais de 518 municípios de ambos os estados tem o direito de realizar, gratuitamente, o exame para a detecção precoce da Doença Falciforme e a Talassemia Major, além do acesso ao tratamento dos casos identificados.

O diagnóstico precoce garante maior segurança para a gestante e ao feto, pois, mulheres que apresentam essas patologias podem sofrer gravidez de risco com crises de dor, infecções e até mesmo o parto prematuro. Por isso, é extremamente importante que o teste seja realizado já no primeiro trimestre de gestação, o que garantirá uma gestação mais tranquila e saudável.

A realização do teste consiste na coleta de sangue no dedo da gestante, depositada em papel filtro e enviada para o laboratório da Fepe onde será analisada. O resultado é disponibilizado no site da Instituição. Verifique com o seu médico da rede pública sobre o Teste da Mãezinha.

Compatilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

2 respostas

  1. Olá!
    Eu tenho uma dúvida, eu realizei o teste da mãezinha porém nunca consegui ter acesso ao resultado, mesmo com o loguim e a senha que me passaram no posto de saúde. Gostaria de saber o motivo?
    Pois realizei o exame e gostaria de saber o resultado, eu acesso várias vezes o site e nunca me apareceu o resultado.

    1. Bom dia, Vanessa!

      Caso você esteja com dificuldade de acessar o Resultado do Teste da mãezinha pedimos que envie um e-mail para secretaria@fepe.org.br, informando:
      Nome da Mãe:
      Nome do local onde foi coletado o exame:
      Com estes dados encaminharemos uma nova senha.

      Outras formas de contato:
      41 3111-1836 (Laboratório – secretaria@fepe.org.br)
      Um grande abraço da família Fepe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *