Fepe conclui atualização para profissionais de saúde do Paraná

 

Durante o mês de julho, a Fepe concluiu uma série de lives com o objetivo de treinar profissionais de saúde acerca da realização da coleta do teste do pezinho, buscando amenizar possíveis erros no processo, que podem resultar na necessidade de uma recoleta, o que prejudicaria o início rápido e ideal para o tratamento da criança.

Esse conteúdo tem o objetivo de atualizar sobre maneiras de realizar a coleta corretamente, para favorecer a redução no número de reconvocações e do tempo do processo em prol do resultado mais rápido possível, além de melhorias na prática e convocação. As lives se aprofundaram em temas que melhorassem cada uma dessas metas, abordando as técnicas de obtenção do sangue, os possíveis fatores de interferência, dúvidas sobre materiais e a busca ativa realizada pelo Serviço Social da instituição quando necessário recoleta.

Mouseline Torquato Domingos, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Paraná, ressalta a importância de informar sobre o tema: “o conteúdo agrega mais qualidade no trabalho. Como retorno quem ganha é o recém-nascido que tem o seu diagnóstico mais precoce e tratamento iniciado no tempo oportuno”.

Entre os problemas que as lives da FEPE buscam reduzir, estão a frequência de erros de coleta na obtenção do sangue, podendo: não ter volume suficiente para realização dos testes, o erro de aplicar o sangue em ambas as faces do papel filtro que acaba não sendo impregnando totalmente, a hemólise por conta da umidade no papel filtro, ressecamento da amostra, retenção de amostra no ponto de coleta dentre outros.

A Fepe realiza os exames e obtém o resultado em na sede em Curitiba, mas atende o teste do pezinho coletado em todo o estado do Paraná e Santa Catarina. Isso ressalta a importância de espalhar este conhecimento. No total, realizamos lives para as 22 Regionais de Saúde do Paraná e pudemos atualizar sobre este importante assunto para cerca de 1.005 profissionais de saúde.

Seguimos firme no objetivo de melhorar cada vez mais no melhor e mais efetivo atendimento ao teste do pezinho para todos os recém-nascidos de nossa região, completa Mouseline.

Compatilhe:

Facebook
Email
WhatsApp
Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo