Orientação aos profissionais de Saúde do Paraná quanto a utilização do Sedex no envio do teste do pezinho

 

O Teste do Pezinho visa o diagnóstico precoce de doenças raras metabólicas e genéticas que podem causar problemas graves de saúde para o recém-nascido, mas que com a agilidade de seu diagnóstico, podem ser tratadas, trazendo qualidade de vida e desenvolvimento normal à criança. O exame deve ser realizado entre o 2º e 5º dia de vida do recém-nascido. As amostras coletadas devem ser encaminhadas diariamente para a Fepe por meio das Agências de Correio nos envelopes de Porte Pago.

Para atingir o tempo ideal das coletas, a Secretaria da Saúde do Paraná está disponibilizando o uso do Envelope Porte Pago Modalidade SEDEX. O objetivo é agilizar o envio das amostras, bem como possibilitar a rastreabilidade desses envelopes por envio da rede de coleta (Unidades de Saúde e Hospitais públicos e privados) visto aumentar a segurança e efetividade no recebimento dos teste nos laboratórios da Fepe, sem risco de extravio no percurso.

 

Confira abaixo o passo a passo para o uso do Envelope SEDEX para Transporte do Teste do Pezinho e Mãezinha (Pesquisa de hemoglobinopatias na gestante – Pré-Natal):

*Obs: Você ainda pode utilizar o envelope antigo, desde que utilizado com o cartão de postagem, os correios estão autorizados a receber. Siga atentamente as orientações do passo 7.

A entrega do envelope deverá seguir o fluxo:

 

  1. O Hospital ou Unidade de Saúde deverá designar uma pessoa responsável pelo envio dos envelopes contendo as amostras do teste e fornecer o CARTÃO DE POSTAGEM.
  2. As amostras devem ser transportadas em envelope bem fechado e protegido do calor, podendo ser em caixas térmicas ou caixa de isopor a fim de minimizar o ressecamento do sangue. Não deve ser usado gelox por conta da umidade nas amostras.
  3. O motorista ou profissional da Unidade Coletora (Hospital ou UBS), munido OBRIGATORIAMENTE do CARTÃO DE POSTAGEM, deve ir até uma agência dos Correios e dirigir-se ao balcão.
  4. Aguardar a postagem no sistema e receber o comprovante de postagem com o número do rastreador para acompanhamento da entrega.
  5. O número do rastreador é um controle de que os testes coletados vão chegar à FEPE, portanto o Hospital ou Unidade de Saúde deve manter registro desse número para sua segurança em eventuais necessidades.
  6. O cartão de postagem está restrito apenas para as postagens direcionadas ao endereço da FEPE, ou seja, o cartão NÃO poderá ser utilizado para envios a outros destinatários que não seja a FEPE.
  7. Os Envelopes de Carta Resposta que ainda estão em circulação podem ser utilizados acrescentando a etiqueta do SEDEX junto aos correios no momento da postagem.
  8. Dentro do mesmo envelope podem ser enviados no máximo 20 testes, podendo ser Teste do Pezinho e Teste da Mãezinha, sempre acompanhados da lista nominal de recém-nascidos e gestantes preenchida.
  9. É de extrema importância que o envio seja diário mesmo quando houver apenas um exame.
  10. O selo será pago pela SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PR.

Você também pode acessar o arquivo completo do ofício em caso de dúvidas, clicando no arquivo abaixo.

Of. Circ. nº 16/2022 – Teste do Pezinho e Teste da Maezinha – Transporte via SEDEX

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