Junho Lilás: A importância do Teste do Pezinho

Você sabia que tão importante quanto realizar o Teste do Pezinho os pais também precisam acessar o resultado do exame no site da Fepe?

No dia 06 de junho comemoramos o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Durante todo o mês é realizada a campanha Junho Lilás que celebra a criação do Programa de Triagem Neonatal (PNTN), pelo Ministério da Saúde, em 2001. A campanha tem o intuito de conscientizar e alertar a população para a importância do Teste do Pezinho.

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir das 48 horas ao 5° dia de vida do recém-nascido. Com algumas gotas de sangue coletadas, no calcanhar do bebê, o teste permite detectar, de maneira efetiva, doenças genéticas ou metabólicas que podem causar danos irrecuperáveis à saúde da criança.

O material coletado nas maternidades e unidades de saúde, analisado pelo laboratório da Fepe, permite que as crianças dos 399 municípios do Paraná tenham acesso ao diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento, totalmente gratuitos, via Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição é a única credenciada pela Secretária de Saúde do Estado do Paraná (SESA) para realizar o PNTN no estado do Paraná. Desde 1986 até 2021 foram triados 5.450.469 recém nascidos. Em 2021, a Fepe realizou 1.525.575 testes, chegando a triar mais de 275.650 recém-nascidos. Somente neste período a instituição identificou alterações no teste de 100 crianças, as quais foram encaminhadas para consultas ambulatoriais.

Sabendo da importância do Junho Lilás, a Fepe quer reforçar com a campanha de 2022 que os pais devem estar atentos ao resultado do exame. Apresentar o laudo para o médico o mais breve possível, pode garantir tratamento adequado e qualidade de vida ao recém-nascido. O resultado está disponível a partir do 5° dia útil da coleta no site da Fepe.

Ampliação do Teste do Pezinho

A Lei nº 14.154/21, prevê a ampliação do Teste do Pezinho, sendo possível identificar até 50 doenças raras em cinco fases de implementação. O laboratório da Fepe está equipado e tem capacidade técnica para realizar todas as fases.

 

Compatilhe:

Facebook
Email
WhatsApp
Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo