Estudo da Fepe é premiado em Congresso Nacional

Nos dias 03 e 04 de junho aconteceu o VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos de Metabolismo – SBTEIM.

A Fepe esteve presente no congresso e apresentou estudo sobre o nível cognitivo de 458 crianças diagnosticadas com hipotireoidismo congênito pelo PNTN-PR, estudo realizado pela Psc. Julita Maria Pelaez, Dra. Juliana Cristina Romero Rojas Ramos e Dra. Suzana Nesi-França.

O objetivo do estudo é descrever o perfil neurocognitivo de pacientes com hipotireoidismo congênito diagnosticados por triagem neonatal e tratados em um mesmo serviço ao longo de 25 anos. Foram apresentados no estudo dados que reforçam a importância de ter um diagnóstico e um tratamento precoce, o que é determinante para a qualidade de vida que o paciente irá adquirir ao longo da vida. O estudo ganhou em 3°lugar no prêmio Benjamin José Schmidt.

“O hipotireoidismo congênito é uma doença, que se não tratada precoce e adequadamente, pode ocorrer atraso de desenvolvimento neurológico e cognitivo irreversível, podendo causar deficiência intelectual. Este estudo faz um levantamento dos níveis de QI (quociente de inteligência) atingido pelas crianças tratadas, em testes de inteligência a partir dos 5 anos de idade. É um estudo único na literatura científica nacional e internacional, pois retrata décadas de acompanhamento e um grande número de pacientes avaliados”, afirma a Dra. Juliana Romero.

No congresso também foi reforçado o importante trabalho que a Fepe vem realizando ao longo dos anos na Triagem Neonatal e o acompanhamento continuado do nosso ambulatório. Para a Coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná, Mouseline Torquato Domingos, o laboratório da Fepe presta um serviço de excelência garantindo agilidade no resultado. “O tempo desde a coleta do exame, o processamento da amostra, o diagnóstico e o encaminhamento do bebê para a primeira consulta é uma verdadeira corrida. Para algumas doenças identificadas no Teste do Pezinho, o paciente precisa iniciar o tratamento o mais breve possível, se não pode ter sequelas irreversíveis. O Serviço de Referência em triagem Neonatal fornecido pela Fepe tem indicadores excelentes de qualidade se tornando referência no pais, tudo isso esforço de uma equipe que esta dia a dia focada na busca ativa e no acompanhamento continuado”.

Estudos como este reforçam a importância de realizar o Teste do Pezinho, que identifica e encaminha o paciente precocemente para tratamentos adequados que asseguram uma melhora na qualidade de vida.

 

 

Compatilhe:

Facebook
Email
WhatsApp
Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo