Novembro Azul: Mês de prevenção ao câncer de próstata

 

Novembro é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, doença mais comum entre os homens, e que representa 28,6% da causa de óbitos segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame é indicado para homens com mais de 45 anos e a melhor chance de garantir a cura é o diagnóstico precoce.

Na fase inicial a doença não apresenta sintomas aparentes, entretanto, quando se encontra em estado avançado alguns sintomas podem ser identificados, são eles: Dor óssea; Dor ao urinar; Vontade freqüente de ir ao banheiro; presença de sangue na urina e/ou sêmen. Segundo os especialistas alguns fatores são considerados de risco para a causa da doença, como por exemplo, histórica familiar, obesidade e raça, levando em consideração o maior índice de casos em homens negros.

Felizmente, o câncer de próstata tem tratamento. Mas, para que o mesmo seja eficaz é muito importante que o exame seja realizado. Para isso, a campanha buscar conscientizar que os homens procurem um urologista e conversem a respeito do exame de toque, procedimento mais eficaz na detecção do câncer de próstata, que permite o médico avaliar qualquer alteração da glândula, como endurecimento e aparição de nódulos, possibilitando o início do tratamento mais adequado.

Lembre-se: o quanto antes o diagnóstico for realizado maiores são as chances do tratamento e recuperação do câncer de próstata. Qualquer dúvida ou suspeita procure o seu médico.

Compatilhe:

Facebook
Email
WhatsApp
Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo