Importante conquista: Fepe irá antecipar a 2° fase da ampliação do Teste do Pezinho

 

Nesta manhã (27), conquistamos um passo importante na Triagem Neonatal do Paraná. Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Deputado Estadual Michele Caputo e lideranças que trabalham pelo diagnóstico e tratamento de doenças raras, garantimos ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Fepe, orçamento que antecipa a ampliação da Triagem Neonatal no estado, com isso, iremos realizar a 2° fase da ampliação, diagnosticando também doenças relacionadas a Defeito de Beta Oxidação de Ácidos Graxos.

Estudo piloto 

Desde 2018 a Fundação Ecumênica já realizou um estudo piloto em parceria com o Governo do Estado, para detecção de Defeitos de Beta Oxidação de Ácidos Graxos e sua incidência nos paranaenses por meio do Espectrometria de Massas em Tanden. A pesquisa envolveu, não apenas a Triagem Neonatal, mas também a Busca Ativa dos casos suspeitos e o seguimento clínico, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com este orçamento aprovado, conseguimos antecipar a 2° fase da ampliação, podendo detectar também no Teste do Pezinho o Defeito de Beta Oxigenação de Ácidos Graxos, que já será executado neste segundo semestre.

A ampliação irá assegurar um amplo diagnóstico às crianças do estado, possibilitando o tratamento precoce e uma melhora na qualidade de vida. Esta conquista é dos paranaenses que serão beneficiados pela ampliação.

Compatilhe:

Facebook
Email
WhatsApp
Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo